agecefsslmg2@gmail.com

(32)32161721

Por que ter um propósito na vida é tão importante?

Pesquisa aponta que a satisfação no ambiente profissional contribui para a melhor qualidade de vidaAtualmente, muito se fala sobre propósito. De pessoas comuns a grande empresas e corporações, independente da razão, todos querem encontrar o seu. Mas, afinal, o que é propósito? E como encontrá-lo?

Chamamos de propósito tudo aquilo que faz parte da nossa identidade, baseado em crenças e valores que orientam nossa vida. Ele está diretamente ligado aos nossos talentos, atitudes, desejos e sonhos mais íntimos e profundos. E como encontrá-lo? O primeiro passo é realizar uma jornada de autoconhecimento, o que será possível durante o ExpoFelicidade 2020 - evento de 27 a 29 de março, em São Paulo, que abordará as mais recentes descobertas científicas baseadas na ciência que estuda a felicidade.

“Questionar-se, refletir sobre questões simples como: o que me faz acordar todos os dias? O que me faz feliz? Quais são meus principais valores e como eles se conectam com minha vida? Qual é o legado que quero deixar? Nem sempre teremos as respostas, mas o fato de nos inquietar e questionar pode nos levar a mudanças relevantes”, explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva pela Universidade da Pensilvânia.

Um levantamento recente feito pela Sodexo Benefícios e Incentivos, revelou que 53,8% dos brasileiros acreditam que seu propósito de vida está conectado com seu trabalho atual. A pesquisa, realizada entre março e abril de 2019 com mais de mil pessoas em todo o País, revelou que 83,4% dos entrevistados consideraram que a atividade profissional que exercem contribui para melhorar a qualidade de vida de outras pessoas.

Com propósito, o trabalho é cada vez mais visto por empresas e seus colaboradores como uma oportunidade de transformar as pessoas e a sociedade, além de contribuir para aumentar o comprometimento e a motivação dentro das organizações.

“Constatar que impactamos positivamente a vida de outras pessoas, já nos mostra que estamos fazendo diferença nessa existência, e essa é uma das ferramentas mais poderosas de motivação. Quando temos um propósito ele passa a orientar nossas ações e, quando essas ações têm significado, ficamos mais energizados e focados em nossos objetivos”, afirma Flora.

Faz pouco tempo que começamos a questionar os modelos de felicidade e, nesse novo momento, o propósito ganha cada vez mais espaço e expressão e seu verdadeiro sentido volta a inspirar pessoas e empresas.

Pesquisas apontam que pessoas querem entender qual o seu propósito

Michael Steger, fundador e diretor do Centro de Significado e Propósito da Colorado State University, constatou em suas pesquisas que as pessoas desejam entender suas experiências e obter clareza sobre si mesmas, identificando algum senso de propósito em suas vidas. Ou seja, elas querem saber qual o significado de suas vidas e como elas se encaixam no mundo ao seu redor. O significado na vida refere-se ao sentimento que as pessoas têm de que suas vidas e experiências fazem sentido e importam.

Ainda de acordo com seus estudos, Steger diz que as pessoas que acreditam que suas vidas têm significado e propósito são mais felizes, apresentam melhor bem estar e satisfação com a vida, e são mais engajadas no trabalho. Além disso, o propósito fornece os alicerces que nos ajudam a enfrentar melhor o estresse e o desgaste.

“Independente de crença ou religião, descobrir nosso propósito pode ser transformador. Encontrar aquilo que viemos fazer através de nossos talentos nos faz únicos e faz com que cada um de nossos dias tenham sentido e passem a valer a pena”, afirma Michael Steger.

Fonte: Portal Administradores