agecefsslmg2@gmail.com

(32)32161721

AGECEF/SSLMG lança programa voltado ao bem estar dos associados

Live Conexão Bem Estar abordou a saúde mental dos gestores CAIXA na pandemia.


No final da tarde do último sábado (24), a Associação de Gestores da Caixa Econômica Federal do Sul, Sudeste e Leste de Minas Gerais - AGECEF/SSLMG promoveu a live “Saúde Mental dos Gestores da CAIXA em Época de Pandemia”.


O presidente da AGECEF/SSLMG, André Luiz de Araújo intermediou a apresentação da neurocientista Ana Paula Mendes Silva com a participação especial do presidente da Federação Nacional das Associações de Gestores da CAIXA – FENAG, Mairton Neves. A pós-doutora em Psiquiatria falou acerca dos benefícios da meditação à saúde física e mental, sobretudo, em tempos de pandemia.


Pandemia, trabalho, estresse e saúde mental - “Essa fase de adaptação que exige tomada de decisão imediata em nível de estresse, ansiedade e luto somados às exigências mais intensas no trabalho têm levado a população mundial ao adoecimento por esgotamento. Observamos aumento de casos de depressão e síndrome de burnout. Muitas pessoas ainda têm vergonha de relatar, o que é essencial para tratar e prevenir. Quantos já não sentiram desânimo, apatia, melancolia alterações bruscas de humor”?, perguntou. A especialista alertou às evidências da necessidade das pessoas cuidarem da mente, onde tudo começa, pois o corpo reage aos sinais emitidos por ela, ou seja, tudo está conectado.


Segundo a doutora, um boletim da Organização Mundial da Saúde de 2017 apontou que o Brasil lidera o ranking mundial de ansiedade proporcional à população e o quinto lugar em depressão. Outro relatório da OMS indicou aumento de 43% na busca dos brasileiros por auxílio à saúde mental e os bancários na quarta posição das categorias profissionais com mais afastamentos por esgotamento profissional, físico e emocional.


O presidente da FENAG, Mairton, relatou a realidade dos gestores da CAIXA ilustrando os resultados de pesquisa recente aplicada pela AGECEF/RJ que apontou: 83% dos empregados dos empregados afirmaram ter identificado sentimentos de depressão, angústia, desespero e até pânico em 2020: “metas, saúde, meritocracia, assédio são temas bastante abordados em nossa atual pesquisa de clima nacional para darmos os devidos encaminhamentos”.


A convidada exibiu um gráfico que demonstra que, até certo ponto, o estresse, bem gerido com inteligência emocional, influencia positivamente na produtividade, mas em excesso, somado a fatores externos estressantes como acúmulo de tarefas dos lares e perda de pessoas, compromete a qualidade da produtividade. Logo, disse ser preciso identificá-lo e trabalhá-lo antes que se transforme em transtornos mentais e físicos.


Identifique se agressividade, ansiedade, estresse, apatia, alterações drásticas de humor e absentismo no trabalho têm perdurado. Se sim, busque ajuda de psicólogo, psiquiatra, familiares e colegas”, alerta Dra. Ana Paula.


A doutora Ana Paula enfatizou que a meditação previne doenças, a respiração é uma ferramenta para trazer a mente ao presente e, em um minuto, você é possível sentir os efeitos imediatos no eixo HPA, que produz adrenalina e cortisol, os neurotransmissores de estresse, com respiração mais consciente, longa e lenta, pois a mente emite sinal ao corpo de que nada que está fora de controle é uma ameaça: “assim como escovar os dentes, meditar é uma limpeza da mente, por isso requer disciplina”.


A convidada orientou três passos para começar:


1. Perceber o problema


2. Ter espaço para expor


3. Cuidar da saúde física e mental


Ela também explicou que a saúde mental é composta por três Pilares da saúde mental:


1. Suporte familiar


2. Suporte social


3. Suporte espiritual, não necessariamente, associado à religião.


“Tais suportes foram reduzidos na pandemia com o isolamento e o distanciamento sociais, substituídos pelas interações digitais. Tais suportes que nos conectam com algo maior, com o universo”, explica.


Novo projeto - A programação inaugurou o projeto “Conexão Bem Estar” da Associação cujo objetivo é “buscar autoconhecimento a partir das percepções, interpretação das reações que se manifestam e trabalhá-las com racionalidade, consciência e controle”, explica a doutora que relatou seu caso pessoal de depressão há alguns anos.


Serão 16 encontros virtuais por meio do canal oficial da AGECEF/SSLMG no YouTube, em oito semanas, que propõem a prática da meditação, seguindo abordagem neurocientífica, para auxiliar a autopercepção das causas do estresse e encontrar soluções que facilitem a reuperação do equilíbrio emocional.


“Todos podemos e temos a capacidade cognitiva. Respirar não é entrar e sair ar dos pulmões, mas um sinalizador do estresse, da ansiedade e do sistema imunológico. Quando estamos bem, nossa imunidade é mais eficiente, segundo diversos papers e artigos científicos já comprovaram. Por meio da meditação e da respiração consciente podemos fortalecer nosso foco e atenção no trabalho”, explica a especialista.


Segundo o presidente da AGECEF/SSLMG, André Luiz, “o projeto foi elaborado e discutido há um tempo com muito carinho a fim de auxiliar colegas da CAIXA, que estão na linha de frente encarando uma ameaça invisível, na superação e prevenção dos problemas de saúde mental agravados com a pandemia. Esperamos e temos certeza de que nos ajudará muito”.


Assista à live na íntegra: https://bit.ly/2SbSw1T